Não costumo postar sarcasmos, mas sempre que vejo pessoas reclamando da atual temperatura global, me pergunto, o que essa pessoa esta fazendo para minimizar ou pelo menos desacelerar este processo ao qual a humanidade esta caminhado? O AQUECIMENTO GLOBAL.
É sensível a qualquer pessoa que a temperatura esta demasiadamente quente, pessoas com mais de 30 anos, devem lembrar que em sua infância, 10 horas do dia, era um horário bom para ainda estar na rua brincando. Hoje, 7 da manhã já incomoda. O AQUECIMENTO GLOBAL é um fato real, irreversível, e temos que nos adaptar. As empresas poluentes, os fabricantes de carros, caminhões, estão lutando para diminuir sua carga de poluição, só não os seres humanos. Continuamos com Lampadas incandescentes, usamos sacolas plasticas,(procure as sacolas feitas de ETENO VERDE, polietilenos feitos de etenos de cana de açúcar) tomamos banhos demorados sem reaproveitar de alguma forma esta água gasta. Devido as altas temperaturas, fato que hoje não é mais um privilégio apenas da região nordeste, estiagem em diversos estados, a eminencia de um colapso em nossa matriz de fornecimento de água, e fornecimento energético( O Brasil tem 75,9% de sua energia dependente do rico H2O, como mostra o gráfico abaixo) é um fantasma que apavora a todos.
AJUDE NÃO RECLAME:
1 - Troque lampadas incandescentes por florescentes.( as incandescentes são a base de resistência elétrica, geram mais calor e pouca luz)
2 - Se toma banhos demorados, tente reaproveitar esta água.( ao tomar banho dentro de uma bacia, você pode utilizar esta água na privada, ou lavar o chão da casa, panos de chão, ou calçadas)
3 - Procure utilizar álcool ao invés de gasolina(ta certo que o desempenho do veiculo cai, mas é mais barato o álcool, e polui menos, pôs sua queima libera CO2, enquanto a queima incompleta da gasolina libera CO(monóxido de carbono)).
4 - Procure não usar sacolas plásticas, e se for usar, use os plásticos biodegradáveis. (Se decompõem com maior facilidade).
OS DEMAIS EFEITOS QUE VIRÃO COM O EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL, PODER SER CONHECIDOS COM MUITA CLAREZA NO LIVRO QUE LI SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL. Um livro que explica muito bem, até para quem não entende muito de química.
sábado, 29 de dezembro de 2012
terça-feira, 17 de julho de 2012
A ÁGUA COM SAL CONGELA?
Ao adicionarmos a qualquer solvente, neste caso a água que é um solvente universal, um soluto não-volátil, esta substância que antes era pura, e agora passou a ser uma solução, vai sofrer mudanças em suas propriedades físicas de fusão(solidificação) e ebulição(condensação). O caso mencionado é provado pela propriedade coligativa chamada CRIOSCOPIA, ou mais corretamente de ABAIXAMENTO CRIOSCÓPICO. Quando colocamos a água pura no freezer ou congelador da geladeira, esta que possui seu ponto de fusão e solidificação a 0°C , e com isso congela facilmente, pois a temperatura interna nos freezeres pode chegar entre -14° ou - 18° dependendo do fabricante e tempo de uso. Com a adição do sal, ocorre uma diminuição do ponto de solidificação da água, que antes era de 0°C passa a ser de em média -20°C dependendo da quantidade de soluto(Sal) utilizada. Isso é CRIOSCOPIA, a diminuição do ponto de solidificação de um solvente através da adição de um soluto não-volátil. Esta propriedade é muito utilizada em países onde as temperaturas atingem com facilidade graus abaixo de zero, onde nos radiadores dos carros para evitar o congelamento, são adicionadas um soluto, é claro que ele não utilizam sal, e sim uma substância chamada etilenoglicol. ( foto acima).
ABAIXO TEMOS DOIS VIDEOS QUE FORAM SELECIONADOS NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO COLÉGIO 90 GRAUS, ENTRE OS ALUNOS DO 9° ANO. PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM OS SEUS VIDEOS E EM ESPECIAL A TALES E AMANDA
ABAIXO TEMOS DOIS VIDEOS QUE FORAM SELECIONADOS NO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO COLÉGIO 90 GRAUS, ENTRE OS ALUNOS DO 9° ANO. PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM OS SEUS VIDEOS E EM ESPECIAL A TALES E AMANDA
CONHECIMENTO É A PRINCIPAL ARMA PARA O CRESCIMENTO DE UMA NAÇÃO
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Por que o conjunto dos números inteiros tem o simbolo Z ao invés de I?
Estava eu ministrando uma aula, no 7° ano do colégio Anglo quando por mais uma vez aparece esta pergunta, PROFESSOR, POR QUE O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS TEM SEU SIMBOLO Z AO INVÉS DE I? e percebi o quanto comum é esta dúvida, pelo fato que alguns conjuntos tem seu símbolo a letra inicial do nome do conjunto. Naturais, o simbolo é N, Irracionais o símbolo é o I, Reais o símbolo é R, Complexos o símbolo é C. Quando começam as dúvidas são os outros conjuntos cujo seus símbolos não são a primeira letra do seu nome. Racionais, não tem o simbolo a letra R, seria confundido com o R do conjunto dos Reais, usa-se então aletra Q, pelo fato de todo número racional ser relacionado a um quociente numerador e denominador p/q com q diferente de zero, concluindo que o simbolo é Q de Quociente. O conjunto dos números Inteiros, onde o símbolo pela lógica deveria ser I, onde causaria confusão com os Irracionais, é representado pela letra Z, devido a palavra números em alemão ser ZAHL, e nada tem haver com o nome do inventor deste conjunto como alguns acreditam.
UMA HOMENAGEM A TODAS AS TURMAS DO ANGLO EM ESPECIAL O 7° ANO
sábado, 23 de junho de 2012
O número do meu sapato é o tamanho do meu PÉ?
Engana-se que pensa que o número do sapato que a pessoa calça é a medida do comprimento do seu pé. Se fosse assim, uma mulher que calça número 30, em relação a medida em centímetros, teria o pé do mesmo tamanho que uma régua escolar. Na verdade em nosso pais, usamos uma equação algébrica bem simples para determinar o número da forma de onde P é o comprimento do pé.
N = 5p + 28
4
nem sempre o resultado obtido sera ´número exato, e sim uma aproximação, eis o motivo por que alguns sapatos de mesmo número ficam uns apertados e outros folgados. É claro que em outros países são usadas outras relações matemáticas para o número do sapato, verificando alguns tênis de marcas internacionais, veremos o número do sapato em pelo menos três nacionalidades diferentes.
Vamos a um exemplo. Uma pessoa que tem 24 com de comprimento do pé, que vai da ponta do dedão até o calcanhar, como mostra a figura acima, substituindo este valor em p , temos:
N = 5.24 + 28 ... N = 120 + 28 .. N = 148 ... N = 37
4 4 4 OU SEJA, A PESSOA USA UM SAPATO COM FORMA 37. REALIZE O CALCULO VOCÊ TAMBÉM PARA VER SE BATE COM O NÚMERO QUE CALÇA.
N = 5p + 28
4
nem sempre o resultado obtido sera ´número exato, e sim uma aproximação, eis o motivo por que alguns sapatos de mesmo número ficam uns apertados e outros folgados. É claro que em outros países são usadas outras relações matemáticas para o número do sapato, verificando alguns tênis de marcas internacionais, veremos o número do sapato em pelo menos três nacionalidades diferentes.
Vamos a um exemplo. Uma pessoa que tem 24 com de comprimento do pé, que vai da ponta do dedão até o calcanhar, como mostra a figura acima, substituindo este valor em p , temos:
N = 5.24 + 28 ... N = 120 + 28 .. N = 148 ... N = 37
4 4 4 OU SEJA, A PESSOA USA UM SAPATO COM FORMA 37. REALIZE O CALCULO VOCÊ TAMBÉM PARA VER SE BATE COM O NÚMERO QUE CALÇA.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
E em último lugar...! ESTUDOS
Ao analisarmos a situação da educação brasileira, com todos os seus estudiosos e pensadores atuais, se descabelando para encontrar uma melhor forma de prender a atenção e interesse do aluno, vemos que entre o querer e o realizar, se encontra uma competição assirrada e desleal entre a própria educação e os entretenimentos, tanto tecnologicos como festivos, que hoje são disponibilizados para a atual geração y, e nessa "competição", estudo sempre esta em último lugar.
Já se foi o tempo ao qual o aluno chegava em sala, conversava sobre a novela da noite anterior, amores, futuro, hoje, com todo desenvolvimento tecnologico , internet banda larga no celular, redes socias, sem contar com os perigos das drogas, que hoje cerca todas as classes sociais da educação, e a sexualidade aflorada precocimente. A grande maioria dos alunos não consegue estabelecer limites entre diversão e responsabilidade, tarefas cotidianas se misturam com entretenimento, estão presos ao mundo ilusório que o capitalismo moderno os impos atraves da mídia. Foi-se o tempo que o merecimento era pre-requisito principal para ganhar algo; celular de ultima geração, tablet, computador com internet de ultra velocidade, são exemplos dos grandes rivais dos estudos. FACEBOOK é a febre do momento, lugar que já foi ocupado pelo ORKUT, existem relatos de alunos que entram no Facebook, antes de ir para escola, durante as aulas, pelo celular, e quando chegam em casa, é a primeira coisa que fazem após abrir a porta, chegando a ficar conectados em média, 14 horas por dia, para um dia que tem 24 horas, vemos quem é o vencendor desta disputa. Não é atoa que o Brasil libera o Ranking de acesso as redes socias e nas últimas colocações em rankings de educação. O dono do Facebook agradece, ficando cada vez mais rico.
Baladas, festinhas, shows , são outros algozis da vontade de estudar, então como a educação pode competir contra esses vilões? prazerosos, relaxantes, e apelativos, fica fácil entender por que muitos dizem que não gostam de estudar, e mesmo se gostassem, muitos não estudariam, pois como foi dito, a competição é desleal. Na foto acima, temos um documentário que expressa bem tudo isso, no link abaixo pode ser visto um pequeno trecho, uma realidade nua e crua de tudo que a educação sofre para sobreviver.http://www.youtube.com/watch?v=74jokEl7RQ4
O grande problema é o que vai ser desses alunos no futuro, pois esse passa pela educação e conhecimento, muitos só irão acordar tarde demais, alguns nunca acordarão e o mercado de trabalho, competitivo e feroz, não terá espaço para os não capazes.
PARA GOSTAR DE ESTUDAR, DEVE-SE COMEÇAR A ESTUDAR SEM GOSTAR.
Já se foi o tempo ao qual o aluno chegava em sala, conversava sobre a novela da noite anterior, amores, futuro, hoje, com todo desenvolvimento tecnologico , internet banda larga no celular, redes socias, sem contar com os perigos das drogas, que hoje cerca todas as classes sociais da educação, e a sexualidade aflorada precocimente. A grande maioria dos alunos não consegue estabelecer limites entre diversão e responsabilidade, tarefas cotidianas se misturam com entretenimento, estão presos ao mundo ilusório que o capitalismo moderno os impos atraves da mídia. Foi-se o tempo que o merecimento era pre-requisito principal para ganhar algo; celular de ultima geração, tablet, computador com internet de ultra velocidade, são exemplos dos grandes rivais dos estudos. FACEBOOK é a febre do momento, lugar que já foi ocupado pelo ORKUT, existem relatos de alunos que entram no Facebook, antes de ir para escola, durante as aulas, pelo celular, e quando chegam em casa, é a primeira coisa que fazem após abrir a porta, chegando a ficar conectados em média, 14 horas por dia, para um dia que tem 24 horas, vemos quem é o vencendor desta disputa. Não é atoa que o Brasil libera o Ranking de acesso as redes socias e nas últimas colocações em rankings de educação. O dono do Facebook agradece, ficando cada vez mais rico.
Baladas, festinhas, shows , são outros algozis da vontade de estudar, então como a educação pode competir contra esses vilões? prazerosos, relaxantes, e apelativos, fica fácil entender por que muitos dizem que não gostam de estudar, e mesmo se gostassem, muitos não estudariam, pois como foi dito, a competição é desleal. Na foto acima, temos um documentário que expressa bem tudo isso, no link abaixo pode ser visto um pequeno trecho, uma realidade nua e crua de tudo que a educação sofre para sobreviver.http://www.youtube.com/watch?v=74jokEl7RQ4
O grande problema é o que vai ser desses alunos no futuro, pois esse passa pela educação e conhecimento, muitos só irão acordar tarde demais, alguns nunca acordarão e o mercado de trabalho, competitivo e feroz, não terá espaço para os não capazes.
PARA GOSTAR DE ESTUDAR, DEVE-SE COMEÇAR A ESTUDAR SEM GOSTAR.
segunda-feira, 26 de março de 2012
Algorítmos, tudo é bem simples.
É muito comum em filmes de ficção científica, ou de investigações voçê ouvir esta palavra, ALGORÍTMO, mais o que isso quer dizer? Um conjunto de regras, uma sequência bem definida e finita, uma forma de relacionar tarefas, seja ela unilateral e não ambigua(com dois sentidos, sem clareza) tudo isso são algoritmos, MÁQUINAS seguem algorímos estabelecidos, pois sem eles, o processo mecânico não teria uma linha de seguimento contínuo. COMPUTADORES , dependem dos algorítmos presentes em seus programas para lhe dizer o que fazer e como seguir. ESTAS SEQUÊNCIAS estabelecem a continuidade motora também de alguns seres vivos. No filme UMA MENTE BRILHANTE, John Nash tenta descobrir, um algorítmo para o movimento do caminhar dos pombos, (diga-se de passagem que eles parecem caminhar sempre da mesma forma, como um algorítmo)
acompanhe um trexo no link http://www.youtube.com/watch?v=4qmlJvytsBU&feature=related
Existem diversos algorítmos para calcular o n-ésima elemento da SEQUÊNCIA FIBONACCI, uma importante sequecia numérica capaz de demostrar as relaçoes entra a matemática e a natureza.(próxima postagem, aguardem!!)
pronto, agora quando ouvir em um filme, a palavra algorítmo, fique ligado na sequencia.
acompanhe um trexo no link http://www.youtube.com/watch?v=4qmlJvytsBU&feature=related
Existem diversos algorítmos para calcular o n-ésima elemento da SEQUÊNCIA FIBONACCI, uma importante sequecia numérica capaz de demostrar as relaçoes entra a matemática e a natureza.(próxima postagem, aguardem!!)
pronto, agora quando ouvir em um filme, a palavra algorítmo, fique ligado na sequencia.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
LOLO, não inale a morte.
No carnaval, em festas e até mesmo shows, é comum encontrarmos adultos, jovens, adolescentes e até mesmo crianças cheirando a camisa, pano ou algo do tipo, o que seria isso? Comumente chamado de lolo, ou simplesmente L.O. em algumas gírias, é uma mistura perigosa e muito consumida nesta época, que de tão popular alguns já o deram um pseudônimo de SUCESSO. As substâncias utilizadas para sua fabricação são extremamente perigosas a saúde podendo causar sérios danos cardiorrespiratórios e até mesmo ao óbito.
Basicamente formado pela mistura de duas substâncias orgânicas o FORMOL E O ÉTER, o consumo traz uma euforia momentânea seguido de taquicardia , e vermelhidão nos olhos. Vejamos os efeitos de cada uma delas:
FORMOL: substância líquida, com odor desagradável, teve sua utilização proibida na industria de produtos capilares por ser considerada CANCERÍGENA, tem seu nome científico Metanal (formaldeído do grupo dos aldeídos) com formula molecular H2CO. Quando inalado, agride os tecidos internos, o traco respiratório e os olhos, quando ingerido destrói as paredes do estomago causando possíveis ulceras . O uso mais comum do formol é na conservação de cadáveres humanos ou de animais para estudo em laboratório ou espaços científicos. veja em http://sp7.fotolog.com/photo/39/30/80/waldickson/1269533429127_f.jpg
ÉTER : Ou éter dietílico, é um líquido volátil altamente inflamável, no passado era utilizado como anestésico em cirurgias, mais foi logo abandonado pelo riscos de explosão e dependência do paciente. Tem sua fórmula molecular C4H10O. Quando inalado é causador de inúmeros problemas respiratórios, acelera os batimentos cardíacos podendo levar a parada. É atualmente utilizado como solvente, na industria de pólvora. sua nomenclatura oficial é etóxi-etano.
Grandes são os casos de pessoas que dão entrada naS emergências durante o carnaval devido a convulsões e paradas respiratórias causadas pela inalação desta mistura perigosa, algumas levadas a óbito por falta de pronto-atendimento.
ALEGRIA CONSCIENTE MINHA GENTE.
Basicamente formado pela mistura de duas substâncias orgânicas o FORMOL E O ÉTER, o consumo traz uma euforia momentânea seguido de taquicardia , e vermelhidão nos olhos. Vejamos os efeitos de cada uma delas:
FORMOL: substância líquida, com odor desagradável, teve sua utilização proibida na industria de produtos capilares por ser considerada CANCERÍGENA, tem seu nome científico Metanal (formaldeído do grupo dos aldeídos) com formula molecular H2CO. Quando inalado, agride os tecidos internos, o traco respiratório e os olhos, quando ingerido destrói as paredes do estomago causando possíveis ulceras . O uso mais comum do formol é na conservação de cadáveres humanos ou de animais para estudo em laboratório ou espaços científicos. veja em http://sp7.fotolog.com/photo/39/30/80/waldickson/1269533429127_f.jpg
ÉTER : Ou éter dietílico, é um líquido volátil altamente inflamável, no passado era utilizado como anestésico em cirurgias, mais foi logo abandonado pelo riscos de explosão e dependência do paciente. Tem sua fórmula molecular C4H10O. Quando inalado é causador de inúmeros problemas respiratórios, acelera os batimentos cardíacos podendo levar a parada. É atualmente utilizado como solvente, na industria de pólvora. sua nomenclatura oficial é etóxi-etano.
Grandes são os casos de pessoas que dão entrada naS emergências durante o carnaval devido a convulsões e paradas respiratórias causadas pela inalação desta mistura perigosa, algumas levadas a óbito por falta de pronto-atendimento.
ALEGRIA CONSCIENTE MINHA GENTE.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Dedão a dedão, que medida é essa? polegada.
Hoje é grande a diversidade de TVs de plasma em marcas e tamanhos.14, 21,32,42 polegadas são as menores,temos exemples de algumas podendo a chegar até 100 polegadas. Veja em: http://www.mikatech.com.br/televisores/08/03/2006/lgphilips-apresenta-tv-de-lcd-com-100-polegadas/
Mais afinal o que é essa medida, a tal polegada? A polegada, juntamente com a Jarda, milhas e pés, fazem parte de um sistema de medidas denominado sistema inglês , um sistema britânico muito antigo, datados a partir da carta Magna inglesa de 1215, utilizadas em medidas de utensílios, artesanato e divisão de terras. Uma polegada, que é a medida mais conhecida, é referente a distância da medida de um dedo polegar normal humano, a partir da base da unha. 1 polegada é aproximadamente 2,54 cm. uma TV de 14 polegadas por exemplo tem aproximadamente 14 x 2,54 cm de largura , ou seja 35,56 cm.
Outros exemplos são as Jardas, muito utilizadas em algumas provas de atletismo e corridas de cavalos,
1 jarda = 91,44 cm
Milhas, são utilizadas comumente em medidas náuticas, 1 milha = 1609 m.( aproximadamente).
Já o pés, é muito utilizada como medidas de profundidade, também na área náutica 1 pé = 30,48 cm.
A matemática é linda, e faz parte da história e da evolução humana.
Mais afinal o que é essa medida, a tal polegada? A polegada, juntamente com a Jarda, milhas e pés, fazem parte de um sistema de medidas denominado sistema inglês , um sistema britânico muito antigo, datados a partir da carta Magna inglesa de 1215, utilizadas em medidas de utensílios, artesanato e divisão de terras. Uma polegada, que é a medida mais conhecida, é referente a distância da medida de um dedo polegar normal humano, a partir da base da unha. 1 polegada é aproximadamente 2,54 cm. uma TV de 14 polegadas por exemplo tem aproximadamente 14 x 2,54 cm de largura , ou seja 35,56 cm.
Outros exemplos são as Jardas, muito utilizadas em algumas provas de atletismo e corridas de cavalos,
1 jarda = 91,44 cm
Milhas, são utilizadas comumente em medidas náuticas, 1 milha = 1609 m.( aproximadamente).
Já o pés, é muito utilizada como medidas de profundidade, também na área náutica 1 pé = 30,48 cm.
A matemática é linda, e faz parte da história e da evolução humana.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
ANO BISSEXTO, POR QUE?
Desde pequeno aprendemos que a TRANSLAÇÃO, movimento que a terra faz ao redor do sol leva 365 dias, porém esta informação não é precisa. Na verdade a terra leva 365 dias, 5 horas e 48 minutos, aproximadamente 1/4 do dia, que são 6 horas. Esta diferença tem que ser reposta, de quatro em quatro anos, o que daria 4 x 5 horas e 48 minutos = 23 horas e 12 minutos , ou seja, quase um dia completo faltando neste movimento tão importante para algumas ciências. ESTE DIA ENTÃO É ACRESCENTADO NO MÊS DE FEVEREIRO A CADA 4 ANOS, DEIXANDO DE FICAR 365 DIAS E PASSANDO A FICAR NESTE ANO RESPECTIVO COM 366 DIAS. por isso chamamos este ano de bissexto - PREFIXO BI indica 2 , e sexto = 6 , ou seja dois números 6 .
Assinar:
Postagens (Atom)