Nosso corpo necessita de seu combustível para sobreviver, combustível esse que são fornecidos pelos alimentos, através de suas CALORIAS. Essas calorias são metabolizadas em nosso organismo produzindo a energia química que o corpo precisa.
Dentro da vasta cadeia alimentar, os componentes mais abundantes que compõem a nossa alimentação são os CARBOIDRATOS ou HIDRATOS de CARBONO, desses vamos destacar a SACAROSE. A sacarose é o nosso açúcar de mesa, ele é formado por dois monossacarídeos a GLICOSE e a FRUTOSE (fórmula molecular da sacarose)
O alto consumo de açúcar, mais exatamente o refinado, pode desenvolver uma gana de complicações a saúde. No livro do Americano William Dufty, Sugar Blues, encontraremos segundo o autor, o açúcar como vilão número 1 da saúde. as inúmeras complicações causadas pela sacarose podem ser lidas na matéria exibida pela revista veja no endereço http://veja.abril.com.br/300806/p_088.html , mas alguns males podem ser rapidamente relatados como: DIABETES, CÁRIES e OBESIDADE.
Criado no intuito de substituir o açúcar, OS ADOÇANTES são substâncias sintéticas de baixo, ou quase inexistentes valores energéticos( calorias) onde, dos vários destacaremos o ASPARTAME, este produto é comercializado nas bebidas, ( H2OH , AQUARIUS FRESH ) ou como produtos de nomes comercias ( Finn, Gold, Slim, Sweet e Zero Cal ). O Aspartame, não causa cárie, diabetes, inclusive é recomendado para pessoas que já possuem a doença, não contribui para obesidade, o problema esta na sua composição. O aspartame é produzido pela combinação química de dois AMINOÁCIDOS( ácido carboxílico com amina), ÁCIDO ASPÁRTICO e a FENILAMINA( presença do anel de benzeno) , onde a sua ingestão é base para vários estudos.
são associados ao uso continuo de aspartame:
ENXAQUECA
EXCLEROSE MULTIPLA( não comprovada)
FADIGA, INDISPOSIÇÃO E DISTÚRBIOS DO SONO
O ASPARTAME NO CAFÉ QUENTE SE DECOMPÕE FORMANDO METANOL
LEIA MAIS EM: http://www.projetoockham.org/boatos_aspartame_1.html
muitos desses problemas ainda são estudos.
Agora, você decide quem é melhor, ou se o melhor é viver sem eles.
Valter excelente; gostei da descrição
ResponderExcluir