Da mesma forma que fiz com a prova do primeiro dia do ENEM, analisei a prova do segundo dia, mais expecíficamente a de MATEMÁTICA, e coloco-a entre dois extremos, RIDÍCULA e BOA.
Claro que entre dois ponto há uma segmento de reta( AXIOMA DE EUCLIDES), e nesta existem infinitos pontos, e alguns entre os que coloquei desta prova destacarei.O título de QUESTÃO RIDÍCULA, vai para a que pedia a transformação de centímetro para metro . FACÍLIMA, as dos medidores de energia, questões ao qual as fotos seguem abaixo.
As outras questões são variações, ( dentro dos extremos que citei acima), entre bem elaboradas, presando pelo racicínio, porém com textos cansatívos para o aluno, no caso de alguns que já não gostam de ler, no caso de outros devido ao desgaste das outras matérias do dia, classicas questões de função, razões básicas. De praxe, duas questões me chamaram a atenção, uma que envolvia LOGARÍTMO, assunto ao qual 9 entre 10 alunos odeiam e reclmam aos montes quando é vivênciado em sala, e outra de TRIGONOMETRIA no triângulo retângulo, assunto ao qual 3 entre 10 alunos sentem dificuldade em saber quando usar SENO, COSSENO OU TANGENTE.
RESOLUÇÃO: Não tem muito o que fazer, ler a questão, substitituir 7,3 no lugar de Mw da equação base, equação básica do 1° grau, -10,7 passa paro o outro lado da igualdade fica 7,3 + 10,7 = 18. do valor 2/3 , o 3 passa para o outro lado multiplicando os fatores do 1° membro e o 2 passa divindo os mesmos fatores. ficamos com 27 = log10(M0), ai onde vem o problema, quem lembrou da propriedade fundamental de log, logba = x , por que b( elevado a x ) = a, então ficaria log10Mo = 27 por que 10(elevado a 27) = Mo
RESOLUÇÃO: A menor distância ao ponto P, não seria o segmento BP, que por ser o triângulo ABP isósceles( dois lados congruentes) BP = 2000 m, com isso era só traçar uma perpendicular( reta com um ângulo de 90° na base) do ponto P a margem, como na figura de resolução, e usar sen60° = x/2000 , V3/2 = x/2000 , meio pelos extremos x = 1000V3 m
Nenhum comentário:
Postar um comentário