quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Por que, AVOS ?

        As frações fazem parte do conjunto dos números inteiros, representados não pela letra I, mas sim pela letra Q, por ser análogo ao Quociente de uma Razão. Quando temos frações cuja o denominador é abaixo de 10, usamos , MEIO para 2, TERÇO para 3, e a partir do 4 até o 9, os ALGARISMOS ORDINAIS , quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono  e por ultimo o décimo, lembrando que isso apenas para os denominadores da fração( parte de baixo).  ex . 1/4 ( um quarto)  3/7( três sétimos) .
       Dai a pergunta, por que acima de 10 os números devem ser nomeados com a palavra AVOS logo a seguir? AVOS  é um substantivo masculino usado na leitura das frações, designa cada uma das partes iguais nem que foi dividida a unidade e se cuja o denominador é maior que 10.
       A explicação histórica para isso, esta relacionada com os egípcios que desenvolveram o método fracionário, para medir em cordas as cheias do rio Nilo. Imagina-se que a dificuldade em se partir em partes impares, criou a analogia ao OITAVOS, pois é mais fácil partir uma pizza em oito pedaços iguais que sete, não acham? Ao dividir na metade, teremos 1/2( um meio); dividindo na metade, 1/4( um quarto), dividindo na metade, 1/8 um oitAVO, dai ao precisarmos partes menores que isso, dividindo 1/8 (um oitavo)  achamos 1/16( um dezesseis-avos) e adicionando o AVOS como uma analogia, colocou-se a partir dai o AVOS em toda fração cujo denominador seja maior que 10.

     

14 comentários:

  1. Muito interessante;;gostei não estava mais lembrada!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu isso ira me ajudar com o trabalho da escola "

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito porque ajudou-me muito

    ResponderExcluir
  4. A ideia é interessante, faz sentido, mas há muitos erros gramaticas na elaboração do texto e isso me faz desconfiar da veracidade da explicação.

    ResponderExcluir
  5. Ve, obrigado pelo cometário, tentei corrigir os erros cometidos, e sobre a veracidade do conteúdo, todos são baseados em pesquisa.

    ResponderExcluir
  6. Duas observações: As frações não fazem parte do conjunto do inteiros e sim dos Racionais (Q), Além disso os Inteiros são representados por (Z).

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. E esse aí faz parte do conjunto dos irracionais...

    ResponderExcluir
  9. Por mim que estou procurando gostaria de encontra toda a historia ...minha prof quer toda a historia 😥

    ResponderExcluir
  10. Gostei tinha muitas dúvidas, agora estou bem esclarecido...

    ResponderExcluir
  11. Gostei, tinha muitas duvidas, agora estou muito bem esclarecido... Valeu pela dica.

    ResponderExcluir