domingo, 4 de setembro de 2011

INDICADORES DE ÁCIDOS E BASES

          Assim são chamadas todas as substâncias que ao entrar em contato com substâncias ácidas ou básicas mudam sua coloração. lembrando as definições que aprendemos no ensino médio, ÁCIDOS são todas substâncias que na presença da água liberam o íon CÁTION H+  . HCl , H2SO4 , são os mais comuns, em nosso cotidiano, toda substância com esses caráter possui um sabor azedo, sucos cítricos, vinagre e etc.
         Bases são substâncias que na presença da água liberam o íon ÂNION OH-. NaOH, Ca(OH)2  , as bases mais comuns no nosso dia são os sabões.
        todas essas substâncias sejam ácidas ou básicas possuem o PH, que é uma grandeza de medição,  ACIDEZ, NEUTRALIDADE E ALCALINIDADE  das substâncias que fazem parte da FUNÇÃO INORGÂNICA. Os indicadores de PH, entram em contato com estas substâncias de caráter ácido ou básico, e mudam sua coloração de acordo com as mesmas e em relação ao o PH de cada uma ocorrendo o que chamamos de NEUTRALIZAÇÃO e com isso a mudança de cor.
             Dependendo do indicador utilizado, teremos colorações diferentes ou muito próximas uma da outra de indicador para indicador. Os mais comuns são:

:




O PH  das substâncias é medido por uma escala que vai de ZERO a 14. quanto MAIS PRÓXIMO DE ZERO, MAIS ÁCIDO é o ph da substância, ou seja maior acidez, proximidades de 7 indicam um caráter neutro, ou seja nem ácido nem básico, porém, quanto mais  PRÓXIMO DE 14, MAIS BÁSICO.


abaixo uma tabela com os PHs e as respectivas colorações dos indicadores:


 VÍDEO-AULA DE REAÇÃO DE UM INDICADOR, SUCO DE REPOLHO ROXO, NA PRESENÇA DE SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS, BÁSICA E ALCALINAS.


5 comentários:

  1. Gostei muito do Post, na verdade está bem resumido mas de ótimo entendimento. Esclarece pequenas dúvidas que muitos tem.Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. da pra fazer o indicador com beterraba tmb

    ResponderExcluir
  3. se isso foi uma pergunta, desde que a beterraba tenha substâncias de caráter ácidos, básicos ou sais, sim!

    ResponderExcluir
  4. após pesquisa, vi que a beterraba não possui as características químicas necessárias para reagir com ácidos , bases ou sais, de forma a classifica-la como indicador

    ResponderExcluir