Quando Sr. Isaac Newton desenvolveu suas teses, hoje leis aceitas pela cúpula científica, na FÍSICA MECÂNICA, movimentos uniformes e variados, força e etc. , não imaginava o grande aliado que seria na luta contra o crime, e os desrespeitos as leis, que regem a nossa vida. Os leigos, os apressadinhos e desatentos no transito podem passar a odiar Newton, pois graças a ele, as vias podem ter suas velocidades respeitadas, os radares, que medem a velocidade, funcionam baseados em um principio simples formulado por Sr. Isaac. Um carro que vem aproximando-se do radar, este radar traça uma distância em metros, e marca o tempo que este carro percorreu, com isso calcula a sua velocidade baseado na equação da velocidade média onde V = espeço / tempo e se for acima do permitido, em geral 40 ou 60 km/h, no fim do mês chega a cartinha na casa do motorista. Já vi esse filme.
Uma parte triste e recente da ajuda da física em nosso cotidiano, foi no caso Isabella Nardoni, onde a menina foi barbaramente jogada, ainda com vida,do do 6° andar do edifício London. A pericia criminal, onde o profissional desta área precisa dominar as leias da física e química, olha uma dica de carreira profissional, com fundamentos básicos calculou a velocidade da queda, h = h° + v.t + a.t²/2 e a força do impacto da criança ao chão com as segunda e terceira lei de Newton, F = m.a e etc. TRAJETÓRIAS em uma colisão entre carros, FORÇA DO IMPACTO, VELOCIDADE NO MOMENTO DO IMPACTO, A DISTANCIA QUE UM DISPARO FOI EFETUADO NA VÍTIMA, tudo isso estão os cálculos e fundamentos da física.
Outros ramos da física podem ser aplicados em diversos casos, assistam CSI, é uma boa série, e tem muito dessas atividades de aplicação do conhecimento científico.
Não tinha percebido anteriormente que a física , solucionava problemas tão cotidianos , agora percebi melhor o quanto ela influncia em soluções de crimes , e coisas do tipo . Bem interresante , a postagem , adorei prof.
ResponderExcluirMARAVILHOSO!!! O CONHECMENTO LIBERTA;ÓTIMO A DESCRIÇÃO.................
ResponderExcluirAgora os alunos não podem mais usar aquela velha desculpa: Pra quê estudar física? Não vou usá-la no meu dia-a-dia. Ih, galera, é melhor mudar o roteiro. ;)
ResponderExcluir